Cadillac de volta às pistas
Após quatro anos, marca retorna ao campeonato SCCA com CTS-V Coupé
Não é só a McLaren que tem data pra voltar ao mundo das competições com seu modelo de produção. A Cadillac retorna às pistas em 2011 com uma versão preparada do CTS-V Series Coupé, com o qual disputará o campeonato Sport Car Club of America (SCCA), em que competem os melhores carros de corrida baseados em modelos de norte-americanos de produção.
A Cadillac retorna à competição que participou entre os anos de 2004 a 2007 com o sedã esportivo CTS-V na categoria GT Class. Em 2005 a marca levou o título de construtores e de piloto. Em 2007 obteve novamente o de construtores. No próximo ano a fabricante será representada por duas equipes, que correrão em um veículo baseado no CTS-V Coupé de produção.
"Voltar para as corridas do Campeonato SCCA é uma grande oportunidade para demonstrar o desempenho e a capacidade do CTS-V Coupé. Os carros de corridas nesta competição são baseados em carros de produção, o que nos permite validar o desempenho contra os melhores dos nossos concorrentes na pista e não apenas nos motorshows", disse Don Butler, vice-presidente de marketing para a América do Norte Cadillac.
O CTS-V de corrida está sendo desenvolvido pela Cadillac em parceria com a americana Pratt & Miller, uma empresa de engenharia especializada em automobilismo. Alguns componentes do carro vão ser alterados devido às normas técnicas da SCCA. Mesmo assim, a montadora está fazendo um esforço para manter a maioria das peças originais.
A primeira corrida do Campeonato Mundial SCCA será realizada em St. Petersburg, Flórida, entre 25 e 27 de março de 2011. Nesta prova estará ao volante o piloto Johnny O’Connell, três vezes campeão na GT1 American Le Mans Series, além de Andy Pilgrim, que ganhou o World Challenge GT em 2005 Cadillac.
O CTS-V utiliza freios Brembo, motor V8 de 6.2 litros sobrealimentado capaz de gerar 556 cv de potência e um sistema de suspensão Magnetic Ride Control.